Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem do carburador Keihin VE que equipa as motos Honda XR 250 Tornado, NX 350 Sahara e NX 4 Falcon. Os carburadores da linha VE tem como característica o acionamento à vácuo do pistonete, cabendo ao cabo do acelerador acionar apenas a borboleta. Outra característica desses carburadores é a falta de regulagem da agulha do pistonete e da altura da bóia.
Para retirar o carburador da moto, solte as braçadeiras dos dois coletores. Com uma chave de boca, desrosqueie o cabo do afogador e puxe o pistonete para fora. Aproveite para verificar o estado do pistonete quanto a desgastes e substitua se necessário. Solte os cabos de acelerador e retorno do tambor (acionador) da borboleta.
Procedimento:
Drene o carburador pelo parafuso de dreno da cuba, ou coloque o carburador na posição horizontal, para que a gasolina seja expelida pelo duto de respiro.
Passe um jato de água pelo carburador para retirar a sujeira mais grossa. |
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MANGUEIRAS Retire a mangueira da válvula de corte do ar. Ela está presa em dois pontos: Na tampa da válvula e no venturi do carburador. Retire a mangueira de respiro do corpo do carburador (lado esquerdo) e a mangueira de dreno da cuba (parte de baixo do carburador).
Inspecione: - Integridade das mangueiras.
- Se a mangueira da válvula de corte do ar apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador.
CÂMARA DE VÁCUO Segure o carburador na horizontal e mantenha o dedo indicador sobre a tampa da câmara de vácuo. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa. Remova os quatro parafusos.
Retire a tampa e a mola. A seguir, retire o diafragma/pistão de vácuo, empurrando o pistonete para cima com o dedo; |  |
Para retirar a agulha do pistonete, use uma chave Philips para girar o suporte de agulha no sentido anti-horário. Atenção! O suporte da agulha tem uma pequena mola interna.
Remova as flanges do suporte das ranhuras do pistão, a mola e agulha do pistonete. |  |
Inspecione: - Integridade no diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
- Desgastes na extremidade da agulha;
- Desgaste ou danos do pistão de vácuo;
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VÁLVULA DE CORTE DE AR Mantenha a tampa pressionada com o dedo e solte os parafusos Philips. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa.
A seguir, remova a tampa da válvula, a mola e o diafragma. | |
Inspecione:
- Integridade do diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
- Desgastes na agulha do diafragma.
Para retirar a cuba, é necessário primeiro retirar o parafuso de regulagem da marcha lenta. Desrosqueie totalmente o parafuso. A seguir, com uma chave Philips, solte o parafuso que prende o seu suporte (próximo à cuba).

Posicione o carburador de cabeça para baixo. Solte os 4 parafusos Philips e retire a tampa.
CÂMARA DA BÓIA Retire o defletor (anti-ondas) do gicleur de alta. Com uma chave de fenda fina, empurre o pino da bóia. Ele sai para ambos os lados. Para retirar o gicleur de alta, mantenha firme o pulverizador com uma chave estrela 8.0mm e com uma chave de fenda, desrosqueie o gicleur de alta; Com a mesma chave estrela, desrosqueie o pulverizador. Com uma chave de fenda, retire o gicleur de baixa; Antes de retirar o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível, aperte-o (sentido horário) contando o numero de voltas até que o mesmo assente. Depois de contar o número de voltas, desrosqueie totalmente o parafuso de mistura. Ele é composto pelo parafuso, mola, uma arrulea (assento da mola) e um anel o’ring (anel de vedação).
LIMPEZA Com todos os componentes desmontados, proceda a limpeza. Em uma cuba com gasolina ou querosene, mergulhe o corpo do carburador, a tampa da câmara de vácuo, a tampa da válvula de corte de ar e a cuba e limpe-os usando um pincel de cerdas macias. Passe um jato de água pelo carburador, principalmente nas passagens de combustível e ar para verificar eventuais obstruções. A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes. Limpe os gicleurs e pulverizador também com gasolina e querosene. A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes. Atenção! Não utilize materiais pontiagudos ou arame para limpar os gicleurs, pois irá riscá-los ou aumentar o diâmetro dos furos, comprometendo o funcionamento do carburador.
MONTAGEM A montagem segue a ordem inversa da desmontagem aqui apresentada.
Preste atenção às seguintes dicas:
Altura da Bóia: Monte o conjunto bóia e agulha no carburador, colocando o pino de fixação. Com o carburador de cabeça para baixo, incline-o para frente até que a bóia toque levemente a agulha. Nessa posição, deve-se medir a altura da base do carburador (onde vai a cuba) até o ponto mais alto da bóia. Essa medida deve ser de 18,5mm nos carburadores VE83A (Sahara), VEA1A (Tornado) e VECAA (Falcon). Caso esteja fora dessa medida, deve-se trocar o conjunto da bóia, pois essa não permite regulagem. | |
Instalação do Diafragma do Pistonete: Tenha atenção à montagem do diafragma do pistonete. Há uma lingüeta no diafragma que deve “casar” com um rebaixo no corpo do carburador. Por trás do carburador, coloque o dedo por baixo do pistonete para eleva-lo. Deixe o diafragma no formato de um guarda-chuva para facilitar o encaixe da borda do mesmo no corpo do carburador. Ainda mantendo o pistonete elevado, coloque a mola e a tampa da câmara de combustão.
REGULAGEM Parafuso de Mistura:
Uma vez anotado o número de voltas do parafuso de mistura quando da sua retirada, basta colocá-lo novamente, rosqueá-lo (sem forçar) até o fim e desrosquear o número de voltas necessário.
A regulagem padrão é a seguinte:
VE83A (Sahara): 1 ¾ volta;
VEA1A (Tornado): 3 voltas;
VECAA (Falcon): 2 ½ voltas.
Para uma regulagem perfeita da mistura, proceda da seguinte forma:
- Aqueça o motor até que alcance a temperatura ideal de funcionamento. Uma volta com a moto por uns 10 minutos é o suficiente;
- Regule o parafuso da marcha lenta para que a rotação do motor fique próxima a 1300rpm;
- Gire o parafuso de mistura (abrindo ou fechando) até que atinja uma rotação alta e dali não passe;
- Baixe a rotação novamente para 1300rpm através do parafuso de regulagem da marcha lenta;
- Repita os procedimentos “c” e “d” até que a rotação do motor suba suavemente;
- Regule novamente o parafuso da marcha lenta até 1300rpm. Certifique-se que a marcha lenta não está oscilando.
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ótima matéria ,parabéns
ResponderExcluirMuito boa e bem explicada, parabéns.
ResponderExcluirVc tem a medida dos gicles?
ResponderExcluirBom dia qual a giguilagem ariginal do carburador da falcon 400?
ResponderExcluirme fue util muchas gracias
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